Homenagem é endereçada a personalidades reconhecidas nas atividades políticas
A deputada estadual Dani Portela recebeu nesta quinta-feira (6), a Medalha de Mérito Olegária Mariano, honraria máxima da Câmara Municipal do Recife. A homenagem é endereçada a personalidades reconhecidas nas atividades políticas, culturais, científicas e sociais, ou que tenham se comprovado benfeitoras da humanidade.
A Solene foi proposição da vereadora Elaine Cristina e teve a mesa composta pelo vereador Ivan Moraes e o presidente estadual do PSOL, Samuel Herculano. Na tribuna, a propositora rememorou a trajetória da deputada como a vereadora mais votada do Recife, além de referenciá-la como quem abriu portas na Casa José Mariano.
“Não imaginava que estaria ocupando uma cadeira nessa Casa. Não imaginei que o vento que soprou e me projetou para frente me projetaria tão longe para que eu conseguisse pisar no mesmo chão pavimentado por Dani Portela. Homenagear Dani é o reconhecimento de uma atuação de muito tempo interseccionando pautas tão pertinentes”, discursou Elaine Cristina.
Enquanto vereadora, Dani Portela concedeu a Medalha de Mérito Olegária Mariano a Edicleia, expoente do movimento Ocupe Passarinho e Mirtes Renata, mãe do menino Miguel. Em sua fala, a parlamentar descreveu sua trajetória política como parte de um processo de reintegração de posse. “Lembro que em 2020 quando eleita vereadora fiz um discurso de abertura de legislatura negritando que era um discurso de reintegração de posse. A reintegração de todos os territórios políticos que foram negados à juventude, pobre, negra, periférica, às mulheres negras, à população LGBTQIAPN+, às pessoas com deficiências, crenças, credos e religiosidade diversas, e toda a pluralidade de lutas que representamos e organizamos. É mudar a fotografia do parlamento, deixar mais com a cara da gente”, destacou.