Sobre mim

Oi, eu sou Dani Portela.

Eu sou filha da redemocratização do Brasil, mulher negra e mãe de Alice. Digo isso sempre quando conto a minha história, porque ela se confunde com as consequências que a Ditadura Militar trouxe para a vida de várias pessoas. Sou filha por adoção de um ex-preso político da ditadura militar brasileira.

Fui ensinada desde cedo que tudo que eu aprendesse na vida, teria que ser partilhado com a comunidade. Por isso eu me formei alfabetizadora pelo Método Paulo Freire ainda na adolescência, como historiadora e advogada popular, atuo na defesa dos direitos das mulheres.

Fui a vereadora mais votada nas eleições de 2020 para vereadora do Recife e hoje construo uma mandata que é, ao mesmo tempo, popular, antirracista, jovem, feminista, LGBTQIAPN+, anticapacitista, que inclui as religiosidades e credos diversos, e que enxerga as crianças como sujeitos de direitos.

Fui também candidata a governadora de Pernambuco em 2018 pelo PSOL, partido que integro desde 2016, sendo a mulher com a maior votação nominal para o cargo da história. Naquela campanha, fiquei conhecida como a “Mulher da Flor” e tenho muito orgulho desse codinome porque toda flor carrega uma semente e eu espero poder espalhar muitas sementes de liberdade e esperança.

Em 2022, fui candidata a deputada estadual de Pernambuco e eleita com mais de 38 mil votos. Não descansarei enquanto o nosso estado não for melhor para as mulheres negras e pobres, porque quando isso acontecer, ele será melhor para todo mundo!