Deputada se juntou à manifestação que ocorreu em frente a escola nesta quinta (13)

A deputada estadual Dani Portela (PSOL-PE) participou na manhã desta quinta-feira (13) de um protesto pela reforma da Escola de Referência em Ensino Médio (EREFEM) Senador Novaes Filho, na Várzea. A manifestação puxada pelo Sintepe teve concentração na praça do Rosário e seguiu para a frente da Secretária de Educação com a presença dos estudantes, professores, responsáveis e comunidade escolar da instituição.
“Isso é um apelo de toda comunidade escolar, estudantes, professores, pais. É uma escola que representa muito para a Várzea. Os alunos estão em prédios alugados, não estão tendo a grade completa de aulas, com aulas remotas, em péssimas qualidades. Salvar a Escola Novaes Filho é defender uma educação pública de qualidade. Essa é a nossa luta”, defendeu a parlamentar.
“Essa escola é um marco histórico da Várzea. Vários moradores estudaram e prosperaram aqui. Estamos fazendo protesto porque nossa escola está sendo sucateada. O prédio está em decadência, o telhado está caindo, tudo com goteira. Ninguém usa mais aquela escola, só o que funciona é a secretaria. Isso é uma vergonha para o Governo do Estado”, protestou Pedro, estudante da Novaes Filho.
A mandata de Dani Portela acompanha a situação da EREFEM desde junho do ano passado quando realizou visita técnica nas edificações da escola que apresentavam problemas estruturais. Na época, foi encaminhado à Secretaria de Educação do estado a solicitação de um prazo e um cronograma para a reforma. O pedido não foi respondido pela pasta.