Dani Portela denuncia abandono de ônibus para prevenção da violência contra a mulher pelo Governo de Pernambuco

jun 17, 2025 | 0 Comentários

Dois “Ônibus Lilás” encontram-se sucateados às margens da BR 101

A deputada estadual Dani Portela (PSOL-PE) denunciou em discurso proferido nesta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa o abandono dos ônibus lilás. A situação dos veículos foi constatada em visitas de fiscalização a partir de uma denúncia enviada ao seu gabinete. Os dois ônibus com logos do Governo de Pernambuco encontram-se em situação de abandono, estacionados às margens da BR-101 Sul, na divisa entre os municípios de Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho. O gabinete da parlamentar protocolou pedido de informação ao Governo do Estado e enviou a denúncia ao Ministério Público de Pernambuco e ao Tribunal de Contas do Estado.

Os veículos são conhecidos nacionalmente como “Ônibus Lilás” e serviam como unidades móveis de atendimento preventivo às mulheres vítimas de violência nas áreas de campo e floresta do estado. Eles chegaram em Pernambuco em 2013 a partir de um convênio com o Ministério das Mulheres para execução do programa federal do governo Dilma “Mulher, Viver Sem Violência”. No estado, a iniciativa foi intitulada como “Violência Contra a Mulher Não Dá Frutos” e foi responsável por atender mais de 12 mil mulheres pernambucanas, até o ano de 2019. Os equipamentos contavam com equipe multidisciplinar na promoção de ações de conscientização, educação e prevenção.

“Raquel Lyra nunca utilizou esses dois veículos. Paralisou um programa tão importante para as mulheres que vivem em áreas de difícil acesso no nosso estado. Mulheres que têm menos informações e poderiam ser salvas por esse programa. Há quem interessa desmontar políticas públicas de enfrentamento a violência contra as mulheres quando os números de feminicídio não param de crescer em Pernambuco?”, cobrou a deputada Dani Portela.

O convênio dos “Ônibus Lilás” foi renovado em 2022 com vigência de um ano para a execução de mais de R$ 100.000 destinados à manutenção dos veículos, tornando possível a utilização do recurso pela gestão seguinte. Porém, em setembro de 2023, primeiro ano do mandato de Raquel Lyra, segundo o Diário Oficial da União, o convênio foi cancelado por falta de execução.

Os ônibus encontram-se estacionados numa calçada próxima ao quilômetro 89 da BR-101 entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Os equipamentos apresentam sinais de deterioração, com pneus furados, ferrugem, portas destravadas e materiais revirados em seu interior, como o documento dos veículos, panfletos informativos e uma ata com relatórios de atendimentos e denúncias de mulheres vítimas de violência.