Dani Portela celebra o retorno das Conferências pós era Bolsonaro

set 30, 2025 | 0 Comentários

Deputada defende a realização de eventos com participação popular

A deputada estadual Dani Portela celebrou em discurso no plenário da Alepe nesta terça-feira (30), o retorno da realização de conferências municipais, estaduais e nacionais. Nas últimas duas semanas a parlamentar participou da Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial em Brasília, da 4ª Conferência de Direitos Humanos de Pernambuco em Salgueiro, e acaba de retornar da capital brasileira após a Conferência Nacional das Mulheres.

Em sua fala, a deputada destacou a importância do retorno de encontros que promovem a participação social. Segundo ela, a Conferência de Direitos Humanos de Pernambuco não acontecia há dez anos. “Após os 100 dias do desgoverno de Jair Bolsonaro, foi publicado um decreto que extinguiu centenas de instâncias de participação, entre elas conselhos de direitos humanos, de combate ao trabalho escravo e de enfrentamento à discriminação contra LGBTs. Precisamos reafirmar que democracia exige participação popular, conselhos vivos e conferências periódicas. E precisamos avançar para a consolidação de um Sistema Nacional de Direitos Humanos, conectando políticas municipais, estaduais e nacionais”, defendeu a parlamentar.

Quando passou a ser presidida pela deputada Dani Portela, a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (CCDHPP) retomou assentos em diversos órgãos e conselhos. Compondo o Conselho Estadual de Direitos Humanos, a CCDHPP acompanhou todas as etapas da 4ª Conferência de Direitos Humanos de Pernambuco, fortalecendo e possibilitando a realização do evento. A equipe contribuiu na criação da metodologia da Conferência, possibilitando a participação popular. Ainda destinou emenda parlamentar para a Secretária de Direitos Humanos do Governo de Pernambuco, a fim de descentralizar a sua realização.