Dani Portela cobra creches prometidas por Raquel Lyra

out 7, 2025 | 0 Comentários

A promessa de campanha anunciava a abertura de 60 mil novas vagas de creches

A deputada estadual Dani Portela endureceu críticas à governadora Raquel Lyra em aparte nesta segunda-feira (6) no plenário da Alepe. A parlamentar destacou o não cumprimento da promessa de campanha da atual gestora que previa a construção de 250 novas creches e a implementação de 60 mil novas vagas.

“Creche é direito das crianças. Na campanha é muito fácil se prometer. Seria um impacto direto em 60 mil famílias e mulheres mães. São 250 creches prometidas, e já quase no final do terceiro ano de mandato, nenhuma foi entregue. Não basta ser mulher, tem que ter compromisso com as nossas pautas. Como se prioriza mulheres e crianças se não temos o resultado dessa prioridade na prática?”, questionou a deputada.

Dani Portela, que também é militante do movimento feminista, pontuou o impacto desse cenário na vida das mulheres mães. “A ausência de creches também impacta diretamente na vida das mulheres. Desde a década de 1970 o movimento feminista começa a pautar creches entre as prioridades. A ausência dessas instituições aprofunda a divisão sexual do trabalho, a desigualdade e a sobrecarga sobre as mulheres. Nós somos historicamente responsáveis pelo cuidado. Essas múltiplas jornadas precarizam as vidas das mulheres”, explicou.

No orçamento estadual, mais de R$ 87 milhões estavam previstos para melhoria, implantação e expansão de creches e pré-escolas na educação infantil. Somente 3,2% desse valor foi utilizado, e nenhuma creche foi entregue até agora. Das 250 creches anunciadas pelo Estado no Plano Plurianual 2024–2027, 192 tiveram licitação lançada e apenas 48 receberam ordem de serviço.