Dani Portela defende instauração de frente parlamentar pelos direitos da população LGBTQIAPN+

set 12, 2025 | 0 Comentários

Deputada aparteou deputado bolsonarista que votou contrário à proposta

A Frente Parlamentar pelos direitos LGBTQIAPN+ foi aprovada pela maioria em votação no plenário desta terça-feira (9) na Alepe. A proposta provocou protestos da bancada evangélica rebatidos pela deputada estadual Dani Portela, presidenta da Comissão de Cidadania e  Direitos Humanos da Casa Legislativa.

“É só olhar quem votou ao contrário. Quem são os políticos do estado de Pernambuco que querem negar direitos à população LGBTQIAPN+: fundamentalistas, conservadores, da direita. Essa pauta cabe em qualquer discussão de Comissão Permanente ou Frente Parlamentar, a comunidade LGBTQIAPN+ é a que mais morre no Brasil. Somos por 15 anos o país que mais mata no mundo. Quando se coloca contrário a essa pauta é negar a vida a essa população”, contra-argumentou a deputada sobre as críticas. A bancada evangélica alegou não haver necessidade da criação da Frente. 

O requerimento foi uma iniciativa do deputado estadual João Paulo (PT). A Frente foi instaurada com 25 votos a favor e 7 contra. A aprovação foi acompanhada e comemorada, pelas galerias do plenário, por representantes da ONG Mães da Resistência e sociedade civil.